JORNADA HIPERCONEXÕES MUSEAIS
  • Programação
  • Organização
  • Participantes
  • Lançamento de Livros

Participantes

Picture

Andrea Vanessa da Costa Val

Graduada em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), especialização em Arquitetura Crítica pela IEC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000) e especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é coordenadora-assessora técnica da Memória do Judiciário Mineiro - Tribunal de Justiça de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e sociedade, memória e patrimônio, justiça e memória institucional. É Membro-Fundador do Comitê Mineiro do Escudo Azul , integrante do Grupo de Pesquisa MUSAETEC e atual presidente da rede de memórias de Minas Gerais - REMIG.

Antônio Mozelli

​Graduado em Ciência da Computação pela Universidade FUMEC e Bacharel em Artes Plásticas na Escola Guignard (UEMG) e é estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes na UEMG. Atualmente desenvolve pesquisa e trabalhos no campo das artes digitais e explora a utilização de realidade virtual em ambientes de imersão interativa. É integrante do grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [LabFRONT]. Tem também experiência de consultoria em Usabilidade e Arquitetura de Informação.
​
Picture
Picture

Cátia Rodrigues Barbosa

Pós-doutorado em Museologia pela Universidade de Québec em Montréal (UQÀM-2014). PhD em Museologia pela Escola de doutorado do Muséum National DHistoire Naturelle de Paris (2005). Master em Museologia pela Escola de doutorado do Muséum National DHistoire Naturelle de Paris (2002). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Especialização no Ensino de Ciências-modalidade Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública (2017) - Faculdade de Direito Milton Campos e INASIS- Bolsista Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência (INASIS). Graduação em Licenciatura Plena Matemática pelo Instituto Newton Paiva. Pesquisadora associada PALOC: Patrimoine Locaux- IRD: LInstitut de recherche pour le développement (França).Membro do ICOM (Conselho Internacional de Museus). Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Líder do grupo de pesquisa e estudos em Museologia-arte e estética na tecnologia, educação e ciência MUSAETEC-UFMG/ECI-CNPq ( www.musaetec.com). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Ciência da Informação. Areas de interesse: museologia; museus; patrimônio científico-cultural; identidade cultural; tecnologia no âmbito dos museus-cultura-divulgação da Ciência; gestão da informação e do conhecimento no âmbito dos museus e do patrimônio; museologia-estética-fenomenologia; museologia-educação, inteligência de Estado/ Proteção de conhecimento sensível; mediação-comunicação museológica; memória-patrimônio.

​

Flávia Lemos Mota de Azevedo

Graduada em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1999) e mestrado em História Social e das Idéias pela Universidade de Brasília - UNB (2003). Professora dos cursos de graduação em História, Jornalismo e Psicologia da UEMG, unidade Divinópolis. Coordenadora do Centro de Memória da UEMG - Unidade Divinópolis. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid (desde 2014). Coordenadora de Programa Institucional de Extensão da UEMG - DIREITOS À PRODUÇÃO E AO ACESSO À ARTE E À CULTURA. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas linhas de memória, museologia social e patrimônio; história oral, memória e história; educação patrimonial e museal, formação docente, historiografia e teoria. Tem experiência na área de História, Teoria e Metodologia da História, Historiografia, Ensino de História e Antropologia. Desenvolve pesquisas na interface da História, Memória, Antropologia, linguagens e Imprensa. Os principais temas de pesquisa que desenvolve são: metodologias do ensino de história, historiografia contemporânea, história cultural, antropologia histórica, linguagens e narrativa, memória e patrimônio, história e jornalismo. Atua na Formação de Professores e desenvolve projetos de extensão sobre metodologias do ensino de história e diversidade cultural. Em 2013 teve projeto contemplado com Prêmio Pontos de Memória, programa que tem como objetivo apoiar ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM-Ministério da Cultura. Organizou o livro Cidadania, Memória e Patrimônio: As dimensões do museu no cenário atual (Editora Crisálida), o mesmo foi contemplado com o Prêmio Mais Cultura de apoio às bibliotecas públicas, concedido pela Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura, em maio de 2010. 
Picture
Picture

Larissa Fernandes Dutra

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da UFMG (PPG-GOC), linha de pesquisa Gestão e Tecnologia. Membro do grupo de pesquisa Turismo, economia, cultura e território (CNPq). Membro do Grupo de pesquisa MUSAETEC (Museus e Tecnologia) (ECI UFMG).

Pablo Gobira

Professor doutor da Escola Guignard e do PPGArtes (UEMG). Membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital do IBICT/MCTI. Coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://labfront.tk]. Organizador dos livros “Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia” (2018), "Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas" (2017), "Refletindo sobre a cultura" (2017), "Jogos e sociedade" (2012), Walter Benjamin "Lado B" (2011) dentre outros. Pesquisador dos grupos "Estudos e Práticas de Preservação Digital" e "Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros". Atua na curadoria, criação e produção no campo da cultura, artes digitais e ciências e como professor em cursos de fronteira como o Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas (formado por professores de várias instituições como: UFMG, UFV, UEMG e Newton Paiva). É coordenador do Programa Institucional de Extensão (UEMG) Direitos à Produção e ao Acesso à Arte e à Cultura.
Picture
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Programação
  • Organização
  • Participantes
  • Lançamento de Livros